sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Analytics e outros contadores

Um fator muito importante para melhorar seu blog é saber quem são os visitantes, de onde vem, quais páginas são mais populares em seu blog, etc. Para conseguir todas estas informações o site atualmente considerado o melhor é o Google Analytics. Este excelente programa mostra tudo que você gostaria de saber referente a seu blog, e ainda um pouco mais.

Algumas de suas vantagens principais:
  1. Fornece todos os dados sobre os acessos que seu blog está recebendo. Mostra quantos visitantes vieram de programas de busca como o google, quais vieram de links para outros sites ou de acesso direto.
  2. Taxa de rejeição.
  3. Quantos visitantes você tem, qual é a média de visitas de cada um, quanto tempo eles costumam ficar online no seu blog, e até um conceito de 'lealdade' do visitante foi criado...
  4. A clássica cobertura do mapa, que mostra de onde estão acessando seu blog.
  5. Quais páginas são as mais populares em seu blog, de onde vem os visitantes que as acessam mais, etc.
  6. Porcentagem de novas visitas por dia.
  7. Permite que você envie por e-mail os dados ou ainda convide outra pessoa a ver suas estatísticas.
E muito mais ainda! Caso você já não tenha uma conta, cadastre-se agora aqui!

E aqui está uma imagem do painel de controle com algumas das opções do analytics.

Tudo isso é bom demais. Deve haver alguma desvantagem! Qual é?

A única desvantagem das programações do analytics, a meu ver, é que não permite adicionar-se o 'ícone contador de visitas' que os programas fornecem, com todos os dados. Para isso você poderá usar algum dos sites abaixo. Na lista abaixo selecionei quatro que considero os melhores já utilizados por mim. E bom proveito!
  1. Site Meter
  2. FeedJit
  3. Opromo
  4. Histats

1 comentário:

Fabiano Roberto disse...

a respeito do seu comentário no dicas para blogs: pode publicar sim.

sobre ver a mesma postagem acho que o motivo disso foi um recente mudança no blogspot que fez que a explicação antiga não funcionasse mais, então quem já tinha publicado essa dica teve que fazer a correção rsrs


mas falando da sua dica de contadores de visitas achei muito boa, eu uso o analytics no meus sites e o sitemeter nos blogs e não posso reclamar. acho que a desvantagem que você fala do analytics não aparecer no blog para alguns pode ser visto como vantagem pois já me perguntaram varias vezes sobre um contador que fosse invisível.

Faça o seu comentário!

Obrigado por deixar seu comentário! Para outros assuntos veja também: