segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Widget Top Comentaristas customizado

Wanda e Cosmo, os comentaristas mágicos!
Há alguns dias atrás me veio uma ideiazinha impertinente que me perseguiu até que a pus em prática: uma customização do super-usado widget Compulsivo Top Comentaristas.

A modificação coloca tudo numa lista em menu suspenso, em vez da lista clássica e sempre usada. Após enviar um e-mail para o Compulsivo perguntando se estava tudo bem publicar aqui o código, e-mail este que foi respondido em menos de dois minutos, aqui estou disponibilizando para quem quiser a modificação. E para facilitar ainda mais para quem quiser instalar o widget, há o mesmo gerador usado lá no Compulsivo. Vejamos o que é dito sobre o widget na postagem original:

Quer aumentar pra valer os comentários no seu blog? Instale o Widget Compulsivo Top Comentaristas para o Blogger / Blogspot e estimule seus leitores a participarem das discussões para ganhar links!

Este Widget exibe uma lista de links para os sites dos comentaristas mais ativos, permite filtrar até dois nomes na lista e definir a quantidade de comentaristas exibidos.

E as principais características e diferenciais do widget do Yahoo no qual foi baseado:

Características e Diferenciais do Widget Compulsivo:


  • Backlinks: Os links na lista apontam para o blog do comentarista e não para o comentário mais recente. Este é o maior estimulante, pois os aqueles que mais comentaram usando a opção OpenID, recebem um backlink direto. Quem comenta usando a Conta Google recebe um backlink para a página do seu perfil no Blogger;
  • Lista simples: Ao invés de usar uma lista numerada, optei pela lista simples. Afinal os Top Comentaristas já são organizados em ordem decrescente. Além disso a lista simples integra-se melhor a maioria dos templates;
  • Filtragem de Comentaristas: Além de filtrar seu próprio nome da lista de comentaristas mais ativos, você também terá disponível a opção de filtrar mais um nome, caso haja necessidade. Essa opção é particularmente útil em blogs com mais de um autor ou onde o nome do autor tenha sido alterado;
  • Quantidade de comentaristas: Com o Widget Compulsivo Top Comentaristas, você pode definir a quantidade de links exibidos na lista sem necessidade de alterar códigos.
Diferença do Widget Modificado
  • Lista em menu suspenso: ao invés de utilizar a lista normal, a lista é contida em um espaço muito menor em um menu suspenso. Assim, mesmo ocupando um lugar de destaque em seu template, não preencherá muito espaço do seu blog.
Veja aqui as duas imagens do widget em meu blog:
         Lista no modo anterior                  Lista em menu suspenso 

Como faço para instalar este widget?

Muito fácil! Para instalar o widget original, clique aqui, e para instalar o widget customizado, clique aqui!

É só preencher os campos no gerador e clicar, que o widget será instalado automaticamente em seu blog. Bom proveito!
Aviso: Não remova os créditos, agora acrescidos dos meus. ;)

3 comentários:

Anônimo disse...

ficouu muito bom dessa maneira!eu tava usando no meu blog o modo anterior do compulsivo mas assim ficou bem melhor o blog fica com a interface mas limpa vlw mestre ...abraço

Vinícius Damásio disse...

muito bom dessa forma já já estarei olocando um top comentaristas no compartilhando soluções também, parabéns pela sempre relevantes dicas.
abraço

Alberto disse...

loucoporinformatica: Que bom que você gostou e usou! Você foi o primeiro! :)


Vinícius: Ótimo se você usar, Vinícius. Obrigado pelas visitas e comentários. Seu blog está muito bom, eu o visito sempre que posso. Ficarei muito contente se você colocar o Top Comentaristas customizado lá. ;)

Abraços!

Faça o seu comentário!

Obrigado por deixar seu comentário! Para outros assuntos veja também: