quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Como inserir música no blog

Nesta postagem mostrarei o que leitores me perguntaram recentemente: como inserir um tocador de música em blogs. O tocador mais simples e prático é, a meu ver, o de HTML simples. Para consegui-lo você tem que, antes de mais nada, ter a música carregada em alguma página na internet. Para carregar a música de seu computador para a internet, uma vez que o blogger não dá essa opção, recomendo o site www.skydrive.live.com. Aprenda a utilizar este programa com a postagem no Dicas Blogger http://dicasblogger.blogspot.com/4008/09/skydrive-solucao-fim-google-pages.html.

Agora ataquemos o HTML. O código necessário para o tocador é este:

<embed src="endereço_da_sua_música"></embed>

Modifique o trecho do código em vermelho para o endereço da música desejada e o básico de seu tocador estará pronto. Porém, para melhorá-lo, temos outros atributos de reserva.

Para que a música inicie automaticamente (altamente NÃO recomendado por 2 razões principais) insira dentro do código o seguinte: autostart="true". O código inteiro aparecerá então assim: <embed src="endereço_da_sua_música" autostart="true"></embed>. Para desativar esta opção, simplesmente elimine este trecho do código.

Para definir a quantidade de vezes que a música deve tocar repetidamente após iniciada, use o seguinte: loop="2". Modifique o número para a quantidade de vezes que você quer que toque seguidamente. Caso queira que a música siga tocando até que o leitor fuja da página, substitua o número pelo atributo true. (Código: <embed src="endereço_da_sua_música" autostart="true" loop="2"></embed> )

Para definir o tamanho do tocador, insira o código width="300" e height="40". Modifique o número equivalente a width para o tamanho do comprimento do tocador (em píxels) e o equivalente a height para a altura. (Código: <embed src="endereço_da_sua_música" autostart="true" loop="false" width="300" height="40"></embed> )

Para ocultar o tocador de música, insira o atributo hidden="true" (Código: <embed src="endereço_da_sua_música" autostart="true" loop="false" width="300" height="40" hidden="true"></embed> )

Naturalmente existem outras opções para modificar o tocador, mas aqui estão representadas todas as principais e de maior utilização. E agora você pode ver o resultado de seu código com todas as tags acima (opa!, todas não! Senão ficaria tudo escondo graças ao último atributo adicionado):

E agora, os dois motivos para você NÃO por música automática em seu blog.
  1. A música automática pode ser indesejável ao visitante. Neste caso ela será um "espanta visita", especialmente se você tiver feito o favorzinho de esconder o tocador, não lhe dando assim nem a opção de parar com o barulho
  2. A música automática vai tornar seu blog ainda mais pesado. Dependendo da capacidade do PC de seu visitante, pode até travar o seu computador, fazendo com que ele marque seu blog como página indesejável.
  3. Outra problema no sentido de afastar os visitantes é que a música funciona como um pop-up incômodo - carrega cada vez que você acessa a determinada página, e logo faz com que o visitante fique incomodado. Como alguém disse "É como um amigo que, cada vez que o encontra, conta a mesma piadinha. Da primeira vez você pode gostar, mas depois vai ficando aborrecido..." Além de tudo isso, a música pode causar problemas ao visitante caso ele esteja no trabalho. Dá para imaginar, não...?

Gostou da música? Clique aqui!

26 comentários:

Anônimo disse...

aonde eu colo o comando no editor de HTML ?

Anônimo disse...

AAAmeei seu Blog!! Parabéns, estava com uma dúvida horrível e vc me deu a maior força! Beijão e sucesso!

Marcelo Ribeiro disse...

para incluir mais de uma música no tocador, isiro o endereço das músicas seguidamente? separo com aspas?
mribeiro.quim@hotmail.com

Menino_Luz disse...

Ola Bom dia, gostei muito so seu post, e ajudou-me a colocar a musica no meu blog, no antanto o player para se desligar ou não a musica não aparece. O que estou a fazer de errado ?

Obrigado

Rosa de Saron embarcações disse...

valeu pela dica

Lucky disse...

onde eque eu ponho o enderexo?

AnaSilva disse...

Gostaria de saber onde se insere esse HTML para pôr música no blog.

Responda-me para este mail: acns_149@hotmail.com.

Obrigada. :)

Carolina Pandjarjian disse...

onde eu coloco o endereço? kal_villealo@hotmail.com
valeuu =D

Vinny disse...

Não deu certo no meu blog.
Copiei o código, inseri o endereço da música hospedada no skydrive e nada!

Alguém imagina pq??

Alberto disse...

Vinny, tente mais uma vez e certifique-se de que colocou o endereço certo. Provavelmente é esse o problema.

Anônimo disse...

eu gostaria saber se pode-se por musica no blog mas sem imagem pausa play

Anônimo disse...

eu gostaria de saber se pode-se por musica no blog sem pausa nem play

Renan disse...

Seria muito interessante se você respondesse, as perguntas do visitantes, escrevesse algo muito legal mas não responde, fica difícil. Aonde se cola esse código no wordpress?

Anônimo disse...

oii
eu estou a fazer um site para uma empresa, estou em estagio e eles pediram-ma pra colocar uma musica eu consegui, tive sucesso, mas apenas da na pagina onde eu inseri a tag. se eu clicar nos outros links da barra do menu a musica deixa de dar. como faço para ela dar sempre, como faço para poder navegar no site e a musica continuar a dar.

abraço.

Anônimo disse...

olá, visitem meu blogger http://thenewsandfamous.blogspot.com/

Unknown disse...

onde eu ponho esse html?

Anônimo disse...

aonde se coloca o endereço HTML?
Estou com duvida
responder aqui ou alister_lincoln@hotmail.com
Okay?

Unknown disse...

ótimo blog,estou te seguindo ,e já te linkei.

Jorge Leal disse...

Muito obrigado pela explicação, clara e concisa.
O seu comentário sobre o incómodo que a música pode causar num blog foi precioso... Decidi não a incorporar no meu blog já que concordo plenamente da sua opinião. Ela pode ser bastante aborrecida e por vezes incómoda lol.
Abraço

sergio disse...

Oi galera, gostaria de uma ajuda, eu adquirir um pacote de TV HD no PC no site www.tvhd.com.br tenho acesso a vários canais através de um painel de controle que eu visualizo no próprio navegador, como eu faço para gravar os programas e série de TV no meu PC, lembrando que não tem nem um programa instalado no meu PC é todo pelo próprio navegador 100% online.
Quem tiver uma ideia, por favor, me ajude meu e-mail: riclife@ig.com.br

matheus martins disse...

mano preciso de uma ajuda tipow muintos blogs que eu entro ta lah tipo assim

INICIO JOGOS CONTATOS etc... aii se eu clico eim algum desses ira aparecer oq ue ta escrito alii mais como eu faço para por essas opç~oes no meu blogger e colocar as coisas dentro das opções???????? mi responda por email matheuskgbtoptodo@hotmail.com

Unknown disse...

Olá campeão quero colocar musica continua no meu blog porem não consigo por favor visite meu blog e se possivél me deixe as coordenadas de como fazer deixe no comentário em meu blog ou entre no meu e-mail

www.cristalteam.tumbrl.com disse...

Ainda nao entendi

Unknown disse...

adorei a dica valeu messsssssssssmo

Unknown disse...

Coloquei o codigo html, endereço da musica, tudo cm vc falou, mas não aparece a imagem do play? O q fazer?

Carlos disse...

Parabéns pela postagem!

Faça o seu comentário!

Obrigado por deixar seu comentário! Para outros assuntos veja também: