sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Analytics e outros contadores

Um fator muito importante para melhorar seu blog é saber quem são os visitantes, de onde vem, quais páginas são mais populares em seu blog, etc. Para conseguir todas estas informações o site atualmente considerado o melhor é o Google Analytics. Este excelente programa mostra tudo que você gostaria de saber referente a seu blog, e ainda um pouco mais.

Algumas de suas vantagens principais:
  1. Fornece todos os dados sobre os acessos que seu blog está recebendo. Mostra quantos visitantes vieram de programas de busca como o google, quais vieram de links para outros sites ou de acesso direto.
  2. Taxa de rejeição.
  3. Quantos visitantes você tem, qual é a média de visitas de cada um, quanto tempo eles costumam ficar online no seu blog, e até um conceito de 'lealdade' do visitante foi criado...
  4. A clássica cobertura do mapa, que mostra de onde estão acessando seu blog.
  5. Quais páginas são as mais populares em seu blog, de onde vem os visitantes que as acessam mais, etc.
  6. Porcentagem de novas visitas por dia.
  7. Permite que você envie por e-mail os dados ou ainda convide outra pessoa a ver suas estatísticas.
E muito mais ainda! Caso você já não tenha uma conta, cadastre-se agora aqui!

E aqui está uma imagem do painel de controle com algumas das opções do analytics.

Tudo isso é bom demais. Deve haver alguma desvantagem! Qual é?

A única desvantagem das programações do analytics, a meu ver, é que não permite adicionar-se o 'ícone contador de visitas' que os programas fornecem, com todos os dados. Para isso você poderá usar algum dos sites abaixo. Na lista abaixo selecionei quatro que considero os melhores já utilizados por mim. E bom proveito!
  1. Site Meter
  2. FeedJit
  3. Opromo
  4. Histats

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Quando você for comentar...

Nesta dica vamos ver como usar alguns efeitos simples de texto nos comentários e quais são permitidos. Em fóruns em geral são dadas algumas opções para a edição de texto, como, por exemplo, deixar o texto em negrito ou itálico, criar um hiperlink, etc. No campo para comentários do .Blogspot, no entanto, nenhuma dessas opções aparece. A maioria dos comentaristas, como venho notando, parece não conhecer a possibilidade de utilizarem-se alguns códigos HTML para os comentários. A seguir veremos quais opções principais a serem usadas.
  1. Link - Para conseguir um link clicável para outro site, use o código de sempre: <a href="http://endereçodepágina.blogspot.com">Texto ou endereço do link</a>
  2. Título - Para conseguir que, ao passar-se o mouse sobre certo trecho de texto apareça um nome determinado, use o seginte código: <a name="Nome ou aviso qualquer">Texto onde o efeito é aplicado</a> .
  3. Para deixar o texto em itálico, coloque o comentário entre as tags <i> e </i> .
  4. Para deixar o texto em negrito, coloque o comentário entre as tags <b> e </b> .
  5. Para destacar o texto, use as tags <em> e </em>.

E creio que isso é tudo. Agora, que tal fazer a experiência dos códigos com um comentário aqui!

Como ocultar um elemento de página

Do mesmo modo que muitas vezes queremos ocultar a navbar do blogger (ver aqui), as vezes seria conveniente que pudessemos ocultar um simples elemento de página (ou gadget), que não mais queremos, mas que pode vir a ser útil depois. Para isso existe um meio muito fácil utilizando-se de códigos CSS. Vejamos como fazer isso em três passos simples.

Digamos que você quer ocultar o gadget de seu Perfil do blogger, na barra lateral. Proceda assim:
  1. Vá para a página LAYOUT -- EDITAR HTML. Agora, procure pelo nome do gadget que você quer ocultar (no caso, o seu Perfil). Por exemplo, "Quem sou eu". Para procurar utilize as teclas CTRL+F e digite o nome, como mostrado na figura abaixo.
  2. Você encontrará o título nesta linha: <b:widget id='Profile1' locked='false' title='Quem sou eu' type='Profile'/>. Então, copie o id do perfil; neste caso, como você vê, o id é Profile1.
  3. Agora busque a tag ]]></b:skin> e cole imediatamente antes dela o código #Profile1 { display:none; }. O resultado ficará algo assim:
    Escondendo um gadget
    Naturalmente, se o gadget a ser oculto for outro você deverá modificar o nome Profile1 para o ID do gadget que você deseja ocultar. Então, salve as alterações e confira o seu blog.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Como inserir música no blog

Nesta postagem mostrarei o que leitores me perguntaram recentemente: como inserir um tocador de música em blogs. O tocador mais simples e prático é, a meu ver, o de HTML simples. Para consegui-lo você tem que, antes de mais nada, ter a música carregada em alguma página na internet. Para carregar a música de seu computador para a internet, uma vez que o blogger não dá essa opção, recomendo o site www.skydrive.live.com. Aprenda a utilizar este programa com a postagem no Dicas Blogger http://dicasblogger.blogspot.com/4008/09/skydrive-solucao-fim-google-pages.html.

Agora ataquemos o HTML. O código necessário para o tocador é este:

<embed src="endereço_da_sua_música"></embed>

Modifique o trecho do código em vermelho para o endereço da música desejada e o básico de seu tocador estará pronto. Porém, para melhorá-lo, temos outros atributos de reserva.

Para que a música inicie automaticamente (altamente NÃO recomendado por 2 razões principais) insira dentro do código o seguinte: autostart="true". O código inteiro aparecerá então assim: <embed src="endereço_da_sua_música" autostart="true"></embed>. Para desativar esta opção, simplesmente elimine este trecho do código.

Para definir a quantidade de vezes que a música deve tocar repetidamente após iniciada, use o seguinte: loop="2". Modifique o número para a quantidade de vezes que você quer que toque seguidamente. Caso queira que a música siga tocando até que o leitor fuja da página, substitua o número pelo atributo true. (Código: <embed src="endereço_da_sua_música" autostart="true" loop="2"></embed> )

Para definir o tamanho do tocador, insira o código width="300" e height="40". Modifique o número equivalente a width para o tamanho do comprimento do tocador (em píxels) e o equivalente a height para a altura. (Código: <embed src="endereço_da_sua_música" autostart="true" loop="false" width="300" height="40"></embed> )

Para ocultar o tocador de música, insira o atributo hidden="true" (Código: <embed src="endereço_da_sua_música" autostart="true" loop="false" width="300" height="40" hidden="true"></embed> )

Naturalmente existem outras opções para modificar o tocador, mas aqui estão representadas todas as principais e de maior utilização. E agora você pode ver o resultado de seu código com todas as tags acima (opa!, todas não! Senão ficaria tudo escondo graças ao último atributo adicionado):

E agora, os dois motivos para você NÃO por música automática em seu blog.
  1. A música automática pode ser indesejável ao visitante. Neste caso ela será um "espanta visita", especialmente se você tiver feito o favorzinho de esconder o tocador, não lhe dando assim nem a opção de parar com o barulho
  2. A música automática vai tornar seu blog ainda mais pesado. Dependendo da capacidade do PC de seu visitante, pode até travar o seu computador, fazendo com que ele marque seu blog como página indesejável.
  3. Outra problema no sentido de afastar os visitantes é que a música funciona como um pop-up incômodo - carrega cada vez que você acessa a determinada página, e logo faz com que o visitante fique incomodado. Como alguém disse "É como um amigo que, cada vez que o encontra, conta a mesma piadinha. Da primeira vez você pode gostar, mas depois vai ficando aborrecido..." Além de tudo isso, a música pode causar problemas ao visitante caso ele esteja no trabalho. Dá para imaginar, não...?

Gostou da música? Clique aqui!

sábado, 25 de outubro de 2008

Parcerias com outros blogs

O Mestre Blogger vem crescendo aos poucos, principalmente por causa dos acessos que recebe de outros sites e blogs. Blogueiros já me enviaram e-mails com pedido de parcerias, e agora vamos por este sistema em prática ativamente.

Para fazer uma parceria com o Mestre Blogger, copie e cole em seu blog o código abaixo, que resultará numa imagem assim:

A seguir, preencha o formulário abaixo com seu nome, e-mail, endereço e nome de seu blog; tão logo recebermos o aviso adicionaremos seu link em nossa lista de blogs e você se tornará mais um parceiro do Mestre Blogger.


Formulário
  * Seu nome:
  * URL (endereço) de seu blog:  
  * Nome de seu blog:  
  * Seu endereço de e-mail:  


 


terça-feira, 21 de outubro de 2008

Atalhos do teclado

Deixo-lhes nesta postagem algumas dicas referentes aos comandos do teclado que podem ser úteis nos blogs em geral. A maioria de vocês já conhecerá, provavelmente, os principais. Espero que possa ser útil.
  1. CTRL + B = Deixa o texto previamente selecionado em negrito (bold)
  2. CTRL + D = Grava a postagem como rascunho.
  3. CTRL + C = Copia o texto ou imagem selecionado.
  4. CTRL + F = Abre uma janelinha de pesquisa na página. O texto que você digitar nela aparecerá selecionado na página. Este comando é muito útil na edição de códigos HTML, quando se precisa achar uma tag.
  5. CTRL + H = Nos navegadores do Windows, em geral, abre o histórico das páginas visitadas na internet.
  6. CTRL + I = Deixa o texto selecionado em itálico. Se você usar este comando sem ter selecionado o texto previamente ou clicado na caixa de texto, ele abrirá a opção de organizar os seus Favoritos na internet.
  7. CTRL + L = Insire um recuo no texto selecionado; o efeito é o espaçamento que vem no parágrafo.
  8. CTRL + N = Abre uma nova janela do navegador da internet. No Internet Explorer abre a mesma página; nos outros navegadores abre apenas a sua página inicial.
  9. CTRL + R = Atualiza a página da internet na qual você está.
  10. CTRL + S = Salva a postagem como rascunho sem, no entanto, deixar a página, como ocorre com o comando Ctrl + D.
  11. CTRL + V = Cola texto ou imagem copiados.
  12. CTRL + W = Fecha a página na qual você se encontra. O mesmo efeito pode ser conseguido teclando-se ALT + F4.
  13. CTRL + X = Recorta texto ou imagem selecionados. Use CTRL + V para colar o objeto recortado.
  14. CTRL + Y = É o contrário do comando CTRL + Z: refaz a alteração que havia sido desfeita.
  15. CTRL + Z = Desfaz alguma alteração na sua postagem que você acabou de fazer. Em alguns programas tem maior alcance (desfaz até 10 ou 20 alterações). É meu comando do teclado favorito quando estou editando algo no computador... lol.

E aqui dou por encerrada a lista. O leitor poderá verificar que em alguns programas a maioria destes atalhos tem a mesma serventia e em outros as coisas podem ser diferentes. Por isso mesmo tome cuidado antes de usar um atalho do teclado que você conhece como certa função em outro programa: em qualquer outro programa ele poderá ter um efeito bem diferente, e ,embora quase sempre se possa emendar o erro, nunca é demais checar os comandos num programa ao qual você não está acostumado. "O seguro morreu de velho" e na internet é muito fácil perder-se um arquivo no qual se passou horas trabalhando. Por isso, também, é recomendável que você salve o seu trabalho freqüentemente (no blog não precisa: ele possue um salvamento automático!) para evitar a perda do serviço.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Para remover a barra de navegação do blogger (blogger navbar)

Opções de barra

Opções para a barra de navegação - falta o botão EXCLUIR. Àqueles que não sabem, a Blogger Navbar, ou barra de navegação do Blogger, é aquela barrinha que aparece sobre o cabeçalho dos blogs (veja a figura abaixo), com um campo para pesquisa do blog, um link para o blogger e algumas outras opções.

Visualização da barra no blog

A principal utilidade desta barra para os visitantes é que fornece o campo para pesquisa no blog; ora, o campo de pesquisa pode ser facilmente adaptado à barra lateral de seu blog e após isso a barra não tem grande utilidade. Na página ELEMENTOS DE PÁGINA da opção LAYOUT da edição de seu blog (ver imagens abaixo) você pode modificar o visual da barra escolhendo entre quatro opções; no entanto, não lhe é dado remover a barra, como nos outros elementos de página. O único modo de remover a barra é, portanto, pela edição de HTML. Para fazer isto, que é bem simples, vá para o painel de sua conta no blogger, entre na página LAYOUT de seu blog, acesse a sub-página EDITAR HMTL e busque a tag ]]></b:skin>(1) . Logo antes desta tag cole o seguinte código: #navbar { display:none; }. Procendendo-se corretamente o resultado será esse:

Final

Imagens:

Visualização da barra

Barra de navegação na página ELEMENTOS DE PÁGINA.

Como achar um código

Como achar uma tag na edição de HTML.

domingo, 5 de outubro de 2008

Menu right click

Aqui segue a dica de como conseguir um elegante menu para seu blog que é ativado quando o visitante clica com o botão direito em qualquer lugar desta página. Para ver como ele funciona clique com o botão direito em qualquer lugar nesta página que ele aparecerá, ao invés das opções dadas nas páginas em geral.1

Para instalar o script que ativa este menu em seu blog clique no botão abaixo:

ou copie o código da caixa abaixo colando-o em um novo elemento de página (HTML/Javascript) de seu blog.